quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dengue: Redução de 44% dos casos em 2012


O número de casos de dengue no Brasil se manteve em queda e apresentou uma redução de 44% em relação a 2011, anunciou nesta quinta-feira (17) o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Foram mais de 286 mil, contra o meio milhão registrado em 2011. Essa queda é ainda maior se comparada a 2010, batendo em 58%.

Até abril deste ano, foram 1.083 casos graves. No ano passado, foram mais de 8.600 casos graves.
Com isso, segundo Barbosa, os casos de óbito foram reduzidos em 80% em 2012.

— Com as iniciativas no final de 2011, conseguimos melhorar a vigilância e ter mais informações sobre casos. Os municípios seguem protocolo clínico para diagnóstico rápido e, com isso, reduzem casos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a antecipação das ações só foi possível graças ao repasse que foi feito para 1.158 municípios.

— Acompanhamos diariamente os casos, e este balanço é importante para chamar a atenção do sucesso de algumas estratégias.
Inclusive, Padilha acrescentou que "temos três estudos em andamento, no Brasil, para termos a vacina contra a dengue".
Um representante da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas, disse que quer usar o País como exemplo para os vizinhos.

— Queremos aprender e levar a outros países das Américas estas experiências bem sucedidas do Brasil.
No entanto, os casos aumentaram em Roraima, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Rio de Janeiro

Até o último domingo (12), o Rio registrou mais de 90 mil casos suspeitos de dengue, fora 19 mortes. A situação é preocupante e, por isso, Padilha diz que as medidas lá serão diferenciadas.

— Tivemos um número expressivo de casos no Rio de Janeiro, e por isso vamos continuar reforçando as ações de combate e prevenção.

Em comparação com o mesmo período do ano passado — 128.529 —, a quantidade de casos da dengue notificados é 29% menor. Só que, para o ministro, poderia ter sido maior:
— As ações conjuntas nas três esferas do poder conseguiram evitar uma epidemia histórica no Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário