terça-feira, 15 de maio de 2012

Colesterol HDL - Realmente é tão bom como dizem??


Todos nós sabemos que o colesterol é dividido em suas frações, algumas ditas ruins e uma "amiga de todos" chamada HDL que a muito tempo possui o rótulo de bonzinho! Pois bem, as coisas podem estar mudando!

Um artigo publicado no Jornal da Associação Norte-Americana do Coração conseguiu provar o que parecia não existir!

Eles descobriram que uma subclasse (ou uma pequena fração) do HDL além de não promoverem proteção alguma para o coração, podem ser potencialmente perigosas aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Uma pequena proteína, denominada apolipoproteína C-III ligada ao HDL é a responsável por esse efeito contrário ao que conheciamos do HDL. Esta proteína foi encontrada em apenas algumas moléculas de HDL ou seja, as que não possuem continuam mantendo seu efeito "protetor".

"Esta descoberta, se confirmada em novos estudos já em andamento, poderá levar a uma melhor avaliação do risco de doenças cardíacas, e a tratamentos mais precisos, para aumentar o HDL protetor, ou para diminuir o HDL desfavorável com ApoC-III," afirmou o Dr. Frank Sacks, professor de doenças cardiovasculares da Escola Harvard de Saúde Pública, principal autor do estudo.

Dessa forma, novas pesquisas se iniciam pois, futuramente será necessário realizar a dosagem destas frações do Colesterol HDL de maneira rápida e tão eficaz como fazemos atualmente com o HDL "total".

Pelo que podemos entender, não adianta termos uma grande quantidade de HDL circulante, precisaremos saber se este realmente esta nos protegendo. Esta afirmação foi a responsável pelo inícios dessas pesquisas levando ao que estamos conhecendo agora.

A pesquisa:

Foram comparadas concentrações plasmáticas de 32.826 mulheres e 18.225 homens em busca de riscos de doença coronariana.

Estas concentrações somadas a fatores de risco como idade, tabagismo, dieta e outros fatores relacionados ao estilo de vida levaram os cientistas a observar associações opostas das duas classes com o risco de doenças coronarianas em homens e mulheres saudáveis.

Segundo eles, a maior parte do HDL (cerca de 87%) possui efeito protetor como conhecemos, mas o restante dotado da Apoc-III apresentou uma potencialização no risco de doenças cardiovasculares.

Mais uma grande prova de que a ciência não para, pelo contrário, evolui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário